quinta-feira, dezembro 28, 2006

3 - Apenas um Trono

Quando o apóstolo João foi arrebatado ao céu, ele afirmou que “UM TRONO estava posto no céu, e ALGUÉM assentado sobre o trono” ( Ap.4:2 ).
Surge, então, a questão: Quem está assentado neste trono? João diz apenas que “alguém” estava lá. Porém, mais adiante, ele diz que os que estavam “diante do que estava assentado sobre o trono” o adoravam, dizendo: “Digno és, Senhor nosso e Deus nosso de receber a glória, a honra e o poder, pois tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existem e foram criadas” (vs.10-11).
Logo, quem está assentado no único trono é o único Deus.
Mas Deus não é triúno? Então, qual dos três estava ocupando o trono, na visão do apóstolo? Seria o Pai, o Filho, ou o Espírito Santo?

Tire suas próprias conclusões. Porém, não sem antes ler o que diz Apocalipse 7:17:

“Pois o Cordeiro QUE ESTÁ NO MEIO DO TRONO os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.”

Resta ainda alguma dúvida? É claro que não! É o Cordeiro, isto é, Jesus Cristo, o Deus-Homem, Quem está assentado no Trono do céu.
Ora, se é o Filho que está no trono, onde estará o Pai? A resposta é: no trono. Lembre-se que cada Pessoa da Trindade está inclusa nas outras. Jesus disse que Ele estava no Pai, e o Pai estava nEle. Onde estiver o Filho, ali estará também o Pai e o Espírito Santo.
Já no capítulo 3:21, Ele faz uma maravilhosa promessa dizendo: “Ao que vencer, dar-lhe-ei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci, e ME ASSENTEI COM MEU PAI NO SEU TRONO.”
Portanto, o Filho ocupa o mesmo trono que o Pai.
E como se dá isso ?
Geralmente se diz que o Filho está assentado à direita do Pai. Entretanto, precisamos compreender melhor o que significa a expressão “à destra”, tão encontrada nas Escrituras.
Se o céu nos fosse descortinado, não encontraríamos um trono ocupado por duas pessoas, uma ao lado da outra, como se tem imaginado. Vamos encontrar uma única figura ali, a de Jesus Cristo. A expressão “à destra” significa literalmente, na plenitude do poder. Por isso, quando a Bíblia diz que Ele está à destra de Deus, isto significa realmente, que Cristo está na plenitude do Poder Divino. Ele é Deus no pleno exercício de Suas funções, governando e sustentando todas as cousas pela a Palavra do Seu Poder. Em Hebreus 1:3 lemos que “o Filho é o resplendor da sua glória e a expressa imagem da sua pessoa, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. Havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas.”
Ora, se é Cristo, o Filho, quem está no trono, onde estaria o Pai ?
Paulo responde a esta pergunta com a seguinte afirmação: “Pois nele (Cristo) habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Col.2:9).
Em Cristo está o Pai. Em Cristo está o Espírito Santo. Em Cristo está Deus por inteiro !
Se n'Ele habita toda a plenitude da divindade, não sobra Deus algum fora de Cristo. Em Jesus está o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Em Jesus, o Deus invisível torna-Se visível; o Deus oculto torna-Se reve-lado; o Deus distante torna-Se próximo.
Terminamos este etapa do nosso estudo desejando que “a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2 Co. 13: 13) Amém.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito esclarecedor. eu pesquiso unicismo e esse estudo me enriqueceu demais.

Anônimo disse...

gostei muito do texto era o que eu procurava muito esclarecedor