sexta-feira, maio 02, 2008

5 - Atributos de Poder - Continuação

“...pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.”
1 Coríntios 1:24b


d) SABEDORIA - Deus é plenamente Sábio. No uso deste atributo, Deus usa tanta Sua Onipotência quanto Sua Onisciência. É por Sua infinita Sabedoria que Deus sempre promove o bem de maneira certa e no momento certo.

O salmista exclama: “Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria” (Sl.104:24a).

É no exercício de Sua sabedoria que todo o Seu Poder e Conhecimento são cabalmente utilizados para a execução dos Seus propósitos.

Tal ação divina é chamada de Providência.

A Providência Divina é a Sua Sabedoria em ação. É por ela que Deus promove a execução dos Seus planos, sem se esquecer dos mínimos detalhes.

É pela Providência que Deus mantém o ciclo da vida, sustentando cada ser, dando-lhe alimento e segurança.

Por ser Onipotente, Ele tem capacidade de fazer; por ser Onisciente, Ele sabe o quê fazer; e por ser Sábio, Ele sabe como fazer. Portanto, a Sabedoria Divina é a capacidade de Deus de aplicar corretamente o Seu Conhecimento e Poder.

e) SOBERANIA - Dizer que Deus é Soberano é o mesmo que dizer que Ele tem todo direito de governar Sua criação da forma como desejar.

O próprio Jesus, na parábola dos trabalhadores da vinha, disse: “Não tenho o direito de fazer o que quiser com o que é meu?” (Mt. 20:15a).

Ser algum tem o direito de questionar os desígnios divinos. Tampouco Deus tem a obrigação de prestar contas a quem quer que seja.

Ele diz:

“Eu anuncio o fim desde o princípio, desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam. Eu digo: O meu propósito subsistirá, e farei toda a minha vontade...O que eu disse, eu o cumprirei; formei o plano, e o executarei.”
ISAÍAS 46:10,11b.

Paulo diz que Deus “faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade” (Ef.1:11b). Ele não precisa tomar conselho com ninguém.

E quem ousaria discutir com Deus?

Paulo trata disso em sua epístola ao Romanos. Ali encon-tramos o apóstolo dizendo: “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Dirá a coisa formada ao que a formou: Por que me fizeste assim?” (Rm.9:20).

Os propósitos de Deus são imutáveis! Ele não muda de opinião. Ele nunca tem uma idéia melhor do que a outra. Seu plano é único, e haja o que houver, ele há de ser executado.

Deus não tem um plano A e um plano B. Se caso o A não funcionar, então Ele lança mão do B. Isso é ridículo! Ele é Soberano, portanto, sabe o que faz, e não precisa de um plano alternativo.

“Pois o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, com-pletando-a e abreviando-a” (Rm. 9:28).

Como Soberano, Ele decreta todas as coisas, e Seus decretos são irrevogáveis.

f) INFINITUDE - Deus é infinito, por não estar sujeito as limitações materiais e temporais.
Sua Infinitude pode ser considerada de duas maneiras:

1. Em relação ao espaço - Uma das características de Deus é a Sua imensidão. Sua grandeza ocupa todo o universo, tanto material quanto espiritual. Em 2 Crônicas 2:5-6a encontramos Salomão declarando:

“A casa que vou edificar há de ser grande, porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses. Porém quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus, e até os céus dos céus não o podem conter?”


A diferença entre a imensidão de Deus e a Sua Onipresença é que, Sua imensidade diz respeito à Sua presença em relação ao espaço, enquanto Sua Onipresença diz respeito à Sua presença em relação às Suas criaturas.

2. Em relação ao Tempo - Deus é Eterno. Isso quer dizer que Sua existência não tem início nem fim. Jamais houve um tempo em que Ele não existisse. Aliás, quando sequer o tempo existia, Deus já estava lá.

Veja como Moisés expressa esta verdade no Salmo 90:

“Antes que os montes nascessem, os que formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus...Pois mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite”.
SALMO 90:2,4.

Por ser Eterno, Deus não está limitado ao tempo. O tempo é algo relativo aos Seus olhos. É como um aquário. Deus o observa, vê os seus limites, porém, vive fora dele. Embora Deus intervenha no tempo, e até reine sobre Ele, Sua existência independe dele.

Da eternidade, Deus enxerga todos os eventos de uma só vez, sejam eles passados, presentes ou futuros. Assim como quem está fora do aquário enxerga todos os lado dele, tendo uma visão que o peixe não consegue ter.

Imortalidade - Quando afirmamos que Deus é imortal, estamos dizendo que Deus não está sujeito à morte. Sua imortalidade é inerente ao Seu próprio ser. Paulo escreve a Timóteo que Jesus “há de ser revelado pelo bendito e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que tem, ele só, a imortalidade”(1 Tm.6:14-16a).

Repare que Ele, embora viva fora do tempo, Ele se manifesta dentro do tempo. Através de Cristo, Deus entrou no aquário do tempo, e se fez homem. Além disso, Ele, ao se fazer homem, submeteu-se à morte, a fim de enfrentar aquele que tinha o império da morte, a saber, o diabo, e vencê-lo em seu próprio terreno (Hb.2:14).

“Mas Deus o ressuscitou, soltas as ânsias da morte, porque não era possível que fosse retido por ela” (At.2:24).

Pelo fato de Cristo ter enfrentado e vencido a morte, Ele nos conferiu imortalidade. Porém, nossa imortalidade não é algo inerente ao nosso ser. É algo que recebemos, por estarmos n'Ele. Não vem de nós mesmos, mas do único que tem a imortalidade: Deus!

Paulo diz que Jesus, ao se manifestar em carne, “destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho” (2 Tm.1:10).

Jesus, ao morrer, não perdeu a Sua imortalidade, e sim, enfrentou a morte a venceu. Era simplesmente impossível que a morte O detivesse, devido à Sua imortalidade.

Jesus diz:

“Eu sou o que vivo; fui morto, mas estou vivo para todo sempre!”
APOCALIPSE 1:18a.

Todo aquele que está em Cristo Jesus, tem a vida eterna. Porém, esta eternidade é derivada, e não algo que seja inerente ao nosso ser.

Terminamos o nosso estudo dos Atributos Divinos de Poder com a seguinte declaração paulina:

“Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele e receber a vida eterna. Ora, ao rei eterno, imortal, invisível, ao único deus, seja a honra e glória para todo sempre. Amém."
I TIMÓTEO 1:15-17.

Nenhum comentário: